19.6.10

VUVUZELAS causam polêmica na Copa do Mundo


A Copa do Mundo que acontecerá na África do Sul neste ano ainda não começou, mas já rola uma polêmica no ar: as vuvuzelas. As vuvuzelas são cornetas que os sul-africanos usam para comemorar e torcer por seus times nos estádios de futebol, fazendo um barulho muito alto, mas garantindo a diversão de quem está soprando estas cornetas.

Uma pesquisa foi revelada hoje que as tais vuvuzelas geram um barulho tão alto, que pode chegar a 127 decibéis, sendo que se você se expõe a 85 decibéis já pode ter uma perda de audição, imagina então a 127 decibéis, num estádio com milhares de torcedores soprando as tais vuvuzelas. Só pode dar em uma coisa: perda auditiva. Por isso é importante que quem for assistir aos jogos coloque protetores auriculares, que podem diminuir muito o ruído causado pelas cornetas e preservar a adição de quem usa.
Mas não é tão fácil, tem gente que não quer, e muita gente já reclamou que esse barulho iria atrapalhar em tudo, inclusive nas transmissões ao vivo ao redor do mundo, o som iria ficar muito ruim (ou melhor, vai ficar). Tanto é que já rolou até um burburinho que iriam proibir o uso das vuvuzelas durante os jogos, mas decidiram que não, pediram apenas “moderação”.
Agora que expliquei um pouco sobre as vuvuzelas, eu não vejo problema nenhum com as vuvuzelas, nenhum mesmo. Se alguém se incomoda, coloque um protetor auricular. Se as emissoras de rádio e TV estão preocupadas, evitem colocar o áudio do campo em um volume tão alto (afinal, no jogo de futebol se vê as imagens, não se ouve ninguém falando. Pra que um som alto então?)
Agora, o pessoal deste país usa as vuvuzelas muito bem, e a gente pode perceber que eles têm diversão garantida, é só olhar para uma imagem como esta ao lado. Vemos todo mundo alegre, com suas vuvuzelas, eles torcem por seu time de forma pacífica, sabem torcer de verdade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário