26.6.10

Vacina anti-fumo..será a solução enfim?


Largar um vício é uma das coisas mais difíceis que existe, isso não dá para negar, muitos acham charmoso uma pessoa fumando, outros por verem na televisão são estimulados a começar a fumar, mas na hora que sente vontade de parar é que são elas, a coisa fica feia, pois o vicio já tomou conta.

Agora imagina conseguir deixar o vicio de vez com a ajuda de uma vacina, parece coisa de novela mais não é. É uma ótima noticia e disso não tenho a menor duvida.
Cientistas dos Estados Unidos começaram os ensaios clínicos da primeira vacina para ajudar as pessoas a pararem de fumar e evitar que depois elas voltem ao vicio. A vacina vai atuar bloqueando a sensação do prazer produzida pela nicotina no fumante.
Esta é a primeira vez que se adota essa estratégia no combate ao tabagismo. Todos os tratamentos convencionais até hoje, como o chiclete de nicotina, tinham como objetivo fazer com que os fumantes largassem aos poucos o cigarro.
Segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde – o tabagismo é a segunda causa de morte em todo o mundo, só ficando atrás da hipertensão.
Os ensaios clínicos da nova vacina, chamada NicVaz, serão feito por médicos da Universidade de Michigan, nos EUA, em 25 clinicas americanas.
Quando a nicotina entra na corrente sanguínea cruza rapidamente a barreira entre os vasos e o encéfalo (a chamada barreira hematoencefálica, cuja função é impedir que as substâncias toxicas a atravessem) e fica presa aos receptores de nicotina no cérebro.
Isso provoca a liberação de substâncias estimulantes como a dopamina, que proporcionam ao fumante a sensação prazerosa que leva ao vício.
A nova vacina estimula o sistema imunológico para que ele produza anticorpos que aderem à nicotina, criando uma substancia grande demais para atravessar a barreira hematoencefálica. Assim, impede que a nicotina cause a sensação de prazer.

As primeiras fases dos ensaios clínicos mostraram que a vacina é capaz de criar este mecanismo e como os anticorpos permanecem no organismo por períodos mais longos, inibe a retomada do vício.

A reincidência é um dos maiores problemas a serem superados nos tratamentos contra o tabagismo. Os resultados finais saem em 2012, caso tenha êxito, a vacina estará disponível logo depois no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário